Tecnologia e seu papel na gestão de pessoas

[player_mp3]

Por que devemos entender o papel da tecnologia na gestão de pessoas?

Tecnologia em contexto

Que a tecnologia é parte integrante da sociedade moderna não é novidade para ninguém. Hoje, vive-se em um mundo globalizado, conectado de ponta a ponta pela comunicação instantânea. Uma infinidade de informações caminha dentro de uma teia complexa e volátil, formada por tablets, notebooks, celulares, computadores, internet, softwares, mídias sociais, e etc.

A tecnologia invadiu o mundo corporativo, trazendo grande sofisticação. Muitas funções foram substituídas, tarefas foram facilitadas, novos nichos de produtos e serviços foram criados e uma revolução tomou conta das organizações. É plausível dizer que a empresa que hoje não utiliza a tecnologia a seu favor dificilmente sobrevive em meio à competitividade do mercado. Era de se esperar que acabasse por “invadir” a área de gestão de pessoas também.

Vantagens do Uso da Tecnologia em Gestão de Pessoas

 

Embora muitas organizações ainda não usem tecnologia em suas rotinas de gestão de pessoas, existem serviços e produtos no mercado que podem trazer grandes avanços à área. Usar a tecnologia para lidar com pessoas é extremamente inteligente (senão necessário), pois facilita a função das lideranças, dos profissionais de RH e traz praticidade.

Com o auxílio de softwares específicos e outros recursos, coletar, tratar e analisar dados e informações tem-se tornado cada vez mais viável. Dentro do mundo corporativo, e, em especial dentro da área de gestão de pessoas, tais informações são verdadeiras minas de ouro para direcionar ações e otimizar resultados. A tecnologia oferece embasamento para: contratações, gestão da remuneração, gestão de desempenhos, gestão de competências, gestão de carreiras, recrutamento interno, decisões de promoção, desligamentos e muito mais.

 

Aplicada à gestão de pessoas, a tecnologia permite que as lideranças foquem naquilo que é a essência da sua função: liderar e gerir pessoas. Ter informações úteis e organizadas à disposição faz com que o gestor ganhe tempo e tome as decisões corretas, evitando vieses subjetivos e errôneos.

Os benefícios para as práticas de recursos humanos são inúmeros. Ao contar com informações mais consistentes e confiáveis, as equipes de RH serão mais eficazes na elaboração de planos e decisões de gestão de pessoas.

Tecnologia em Gestão de Pessoas – Ressalvas e Conclusão

É importante ressaltar, por fim, a importância de se treinar as lideranças e os profissionais de RH para que o uso da tecnologia, de fato, adicione valor para a empresa. Saber gerar e interpretar informações é crucial. Afinal, informações sem interpretação são apenas dados vagos e tempo perdido.

É preciso que gestores e que a equipe de RH sejam capazes de usar a tecnologia com grande capacidade de análise. É preciso compreender as informações dentro do contexto organizacional e interpretá-las sob a luz da estratégia definida pela empresa. Só assim será possível tomar a melhor decisão com objetividade e visão do negócio.