Que a tecnologia é parte integrante da sociedade moderna não é novidade para ninguém. Hoje, vive-se em um mundo globalizado, conectado de ponta a ponta pela comunicação instantânea. Uma infinidade de informações caminha dentro de uma teia complexa e volátil, formada por tablets, notebooks, celulares, computadores, internet, softwares, mídias sociais, e etc.
A tecnologia invadiu o mundo corporativo, trazendo grande sofisticação. Muitas funções foram substituídas, tarefas foram facilitadas, novos nichos de produtos e serviços foram criados e uma revolução tomou conta das organizações. É plausível dizer que a empresa que hoje não utiliza a tecnologia a seu favor dificilmente sobrevive em meio à competitividade do mercado. Era de se esperar que acabasse por “invadir” a área de gestão de pessoas também.
Embora muitas organizações ainda não usem tecnologia em suas rotinas de gestão de pessoas, existem serviços e produtos no mercado que podem trazer grandes avanços à área. Usar a tecnologia para lidar com pessoas é extremamente inteligente (senão necessário), pois facilita a função das lideranças, dos profissionais de RH e traz praticidade.
Com o auxílio de softwares específicos e outros recursos, coletar, tratar e analisar dados e informações tem-se tornado cada vez mais viável. Dentro do mundo corporativo, e, em especial dentro da área de gestão de pessoas, tais informações são verdadeiras minas de ouro para direcionar ações e otimizar resultados. A tecnologia oferece embasamento para: contratações, gestão da remuneração, gestão de desempenhos, gestão de competências, gestão de carreiras, recrutamento interno, decisões de promoção, desligamentos e muito mais.
Aplicada à gestão de pessoas, a tecnologia permite que as lideranças foquem naquilo que é a essência da sua função: liderar e gerir pessoas. Ter informações úteis e organizadas à disposição faz com que o gestor ganhe tempo e tome as decisões corretas, evitando vieses subjetivos e errôneos.
Os benefícios para as práticas de recursos humanos são inúmeros. Ao contar com informações mais consistentes e confiáveis, as equipes de RH serão mais eficazes na elaboração de planos e decisões de gestão de pessoas.
É importante ressaltar, por fim, a importância de se treinar as lideranças e os profissionais de RH para que o uso da tecnologia, de fato, adicione valor para a empresa. Saber gerar e interpretar informações é crucial. Afinal, informações sem interpretação são apenas dados vagos e tempo perdido.
É preciso que gestores e que a equipe de RH sejam capazes de usar a tecnologia com grande capacidade de análise. É preciso compreender as informações dentro do contexto organizacional e interpretá-las sob a luz da estratégia definida pela empresa. Só assim será possível tomar a melhor decisão com objetividade e visão do negócio.