Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

People Analytics e a Gestão de Pessoas

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Afinal, o que é People Analytics?

O tratamento e a combinação de uma massa de dados sobre comportamentos, perfis e performances dos profissionais no ambiente de trabalho, vem tomando forma no mundo corporativo e promete uma guinada nos fundamentos das práticas de Recursos Humanos. Estamos falando do People Analytics, um recurso que possibilita inúmeras combinações e análises de dados para fundamentar tomadas de decisão e planos relacionados à Gestão de Pessoas.

Quem pretende fazer bom uso dessa poderosa ferramenta, que promete ser um divisor de águas na evolução da área de gestão de pessoas, precisa se preparar!

O People Analytics é considerado a grande promessa para a elevação da Gestão de Pessoas a um patamar realmente estratégico. Mas, se por um lado é inegável que o cruzamento de dados e a ampla gama de informações que o People Analytics pode oferecer representa uma verdadeira revolução nas práticas de Recursos Humanos, por outro lado a área, ainda hoje, é carente de embasamento lógico e faz pouquíssimo uso de práticas que envolvam números e métodos quantitativos. E mesmo as empresas precisam se desenvolver, não somente na criação de uma cultura de mensuração, mas também na definição do que é importante medir e analisar.

Resumindo, ainda há muito a evoluir para promover uma utilização efetiva e adequada desse valioso recurso.

Riscos e consequências do uso do People Analytics na gestão de pessoas

O People Analytics é um recurso que apresenta inúmeros benefícios para embasar planos e decisões de Gestão de Pessoas. No entanto, devemos também considerar alguns riscos e consequências. Eles existem porque, no final das contas, o recurso trabalha dados, cruza informações e indica tendências,  mas ainda depende das pessoas para para interpretar o conteúdo gerado e fazer uso inteligente do painel de indicadores que ele é capaz de fornecer. Nesse sentido, um fator importante a observar é que grande parte dos profissionais envolvidos com Gestão de Pessoas (lideranças e profissionais de RH) não têm o devido preparo para entender os indicadores e tirar deles o melhor proveito para as empresas e para os colaboradores.

É importante ressaltar que o uso equivocado do People Analytics pode trazer mais malefícios do que benefícios. Essa é uma preocupação legítima quando se pensa em implementar esse recurso na empresa!

Benefícios do uso do People Analytics na gestão de pessoas

Por outro lado, a empresa que souber fazer bom uso do People Analytics, no futuro, poderá elevar consideravelmente seus resultados relacionados a pessoas. Com auxílio dos dados, do conhecimento e da tecnologia, será possível identificar a melhor forma de compor e organizar a força de trabalho, para que ela seja mais alinhada às demandas do negócio e, consequentemente mais produtiva.  Poderá evidenciar com maior clareza como o desempenho humano impacta o desempenho organizacional. Isso poderá propiciar a criação de uma vantagem competitiva altamente poderosa e destacar a empresa em meio à complexidade do mercado.

O uso adequado e efetivo do People Analytics pode oferecer base para todos os planos e decisões de Gestão de Pessoas. Pode orientar desde situações mais simples como identificar profissionais com maior probabilidade de tornarem bons gestores, para compor um programa de sucessão.

Pode orientar situações mais complexas que demandam tratamentos estatísticos e algorítimos que evidenciam tendências. Um exemplo é o cruzamento dados de formação, traços de personalidade e comportamentos e outras informações levantadas em processos de assessment, com informações sobre produtividade e indicadores de desempenho dos colaboradores, evidenciando perfis maior ou menor  probabilidade de apresentar altos índices de performance. Essa é uma base e tanto para orientar os processos de seleção e programas de treinamento.

Para o uso efetivo e adequado do People Analytics é necessário considerar dois pontos muito importantes, que que acabam por se complementar:

O preparo das lideranças e dos profissionais de RH

Apesar do caráter altamente tecnológico que o People Analytics carrega em si, existe o lado humano cheio de vieses de percepção e subjetividade, analisando as informações e tomando decisões.

O bom uso dos relatórios e informações depende da maturidade das lideranças e dos profissionais de RH,  da sua capacidade de enxergar além dos números, demanda uma boa visão da empresa, de sua cultura e de seu contexto de negócio.

A empresa precisa investir  na identificação das lideranças e profissionais de RH com perfil adequado para possibilitar uma análise consistente que suporte e direcione os planos e decisões da empresa. A empresa precisa investir em treinamento, para que haja um bom aproveitamento de todo o potencial que o People Analytics representa. Caso contrário o investimento não será apenas perda de tempo, mas poderá trazer prejuízos significativos em virtude de decisões equivocadas, baseadas em dados inconsistentes e interpretações errôneas.

A implantação do People Analytics na empresa, por si só, não é suficiente. É essencial que funcione na prática,  que se torne parte da cultura. Para isso, a capacidade de analisar e entender e interpretar as informações e os indicadores, com maturidade, consistência e fundamento, deve ser uma competência obrigatória daqueles que farão uso dessas informações.

O People Analytics facilita e otimiza o trabalho do gestores, mas não faz tudo sozinho.

 

Contar com uma base consistente e confiável de dados e informações.

Mapear comportamentos, cruzar informações para identificar tendências e encontrar padrões de excelência dependem também da geração de dados primários consistentes. Aspecto que os envolvidos, infelizmente costumam deixar de lado.

Os sistemas de gestão de desempenhos e competências, por exemplo, trazem em si um enorme potencial de geração de informações, que possibilitam tomadas de decisões mais objetivas sobre gestão de carreiras, promoções, remuneração e desligamentos.

Uma avaliação eficaz do nível de competências e medidas consistentes de desempenhos,  poderiam formar base para evidenciar a relação de causa-efeito entre o desempenho humano e o desempenho organizacional. Com isso poderia evidenciar o retorno do  investimento da empresa em salários.

Uma base consistente de dados e informações é, portanto, fator essencial  para mergulhar com excelência nos benefícios do People Analytics e promover melhores resultados em Gestão de Pessoas. É preciso ter consciência de que essas premissas são essenciais para que o recurso tenha o máximo de sucesso. Contar com dados confiáveis implica na implantação de processos e recursos eficazes de mensuração. Aspectos que, especialmente na área de gestão de pessoas, costumam ser subestimados ou mesmo ignorados.

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