Embora muito se fale sobre RH estratégico dentro das organizações, não é todo mundo que entende de fato o que o termo significa. Ou ainda: existem gestores que entendem, mas não aplicam as suas diretrizes devidamente. Aquela coisa da teoria que não vira prática.
Entretanto, com o crescimento da competitividade e mudança da dinâmica do mercado ao longo do tempo, empresas que não fazem uso de determinados recursos acabam ficando para trás. Perdem tempo, dinheiro e destoam objetivos por falta de entendimento do que deve ser tratado como prioridade. Consequentemente, deixam de investir no que importa e não alcançam ou perdem resultado.
O RH estratégico é um exemplo de recurso que hoje está em alta, mas falta evoluir muito.
Mas, afinal, o que é RH estratégico?
O RH estratégico é aquele que:
Ou seja, o RH estratégico é aquele que faz parte da empresa. Ele não é um simples apêndice sem contribuições significativas para os resultados organizacionais – infelizmente o papel desempenhado pela área em muitas organizações.
Pode parecer muito difícil fazer com que o RH de sua empresa seja mais estratégico, mas é algo que valerá muito a pena. As consequências de não incorporar esse conceito são muitas, e definitivamente não as melhores. Gestores e líderes devem deixar de enxergar o custo de salários como um grande peso, e passar a vê-lo como um importante investimento que traz retorno.
Antigamente, um dos fatores que diferenciavam uma empresa da outra era a capacidade tecnológica. Hoje, a tecnologia deixou de ser diferencial para se tornar uma necessidade básica. Sem ela, dependendo do tamanho das empresas, é impossível fazer gestão. O que realmente diferencia uma empresa da outra são as pessoas. O capital humano/intelectual.
Profissionais de RH devem trabalhar em harmonia com líderes e gestores. Em conjunto, devem criar medidas para incentivar, motivar, qualificar e preparar os colaboradores de acordo com as competências e desempenhos necessários à execução da estratégia e ao alcance de resultados. Devem valorizar as ações de RH.
Confira 7 ações para tornar o RH de sua empresa mais estratégico