Muito se fala sobre o caráter operacional e subjetivo que carrega a maioria dos RHs das organizações. Alguns deles, entretanto, de fato acabam por enraizar essas características em suas rotinas. Resumem as suas funções à produção de relatórios e planilhas, fazendo uso de métodos pouco práticos e retrógrados. Além disso, baseiam as decisões em subjetividades e “achismo”, uma vez que não medem desempenho e, portanto não conectam os resultados humanos aos resultados da empresa.
Atuando dessa forma, o RH acaba não conseguindo demonstrar o valor que tem às outras áreas, embora se saiba que pessoas são os bens mais valiosos que uma empresa tem. Hoje, isso acarreta em desperdício de recursos, e consequentemente em prejuízo dos resultados das organizações.
Empresas evoluíram, passando a fazer uso de tecnologias em suas gestões. Automatizaram processos e adotaram métricas alinhadas ao negócio. No RH, isso não deve ser diferente!
Estudos apontam que, embora o papel do RH dentro da empresa ainda é subestimado, trata-se de uma área fundamental para o alcance dos resultados organizacionais. De acordo com pesquisas realizadas por renomadas consultorias como Boston Consulting e EY, o desempenho da empresa está diretamente ligado à capacidade da área de recursos humanos. Nesta matéria da revista Exame (“O RH que gera lucro”), é possível observar que, se o RH de uma empresa vai bem, seus resultados também vão, e vice-versa.
É mais do que óbvia a necessidade de valorizar as ações de RH dentro de uma empresa. Para isso, gestores devem trabalhar na modernização dos conceitos equivocados que ainda reinam no mundo do RH. É fundamental que o RH evolua do estágio operacional para o estratégico.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a tornar o RH de sua empresa mais estratégico:
2. Contar com um software de gestão de pessoas. Anteriormente, discutimos que a tecnologia vem tomando amplo espaço dentro das empresas. Ela é parte de nossas vidas! Não diferente disso, a tecnologia aplicada à gestão de pessoas traz muitos benefícios para a área. Ela é fundamental para automatizar rotinas, gerar dados consistentes e otimizar análises.
Resumo das Medidas
1. Abandono das rotinas pouco práticas
2. Contar com software de gestão de pessoas
3. Medir e gerenciar desempenhos
4. Conectar o desempenho humano ao desempenho organizacional
5. Gerenciar desempenhos
6. Realizar pesquisas de clima organizacional com frequência
7. Treinar as lideranças