Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

O que é EVP – Employee Value Proposition?

[player_mp3]

Employee Value Proposition é a proposta de valor que uma empresa oferece aos seus colaboradores. Essa proposta de valor, além de estimular a fidelização das pessoas em relação à organização na qual trabalham, deve ser capaz de atrair profissionais no mercado que sejam alinhados ao negócio, que se enquadrem no perfil da organização, que se encaixem no “fit cultural”.

Os valores que uma empresa oferece aos colaboradores não é uma coisa nova! Há muito tempo que se discute no contexto corporativo que o que o trabalho representa para as pessoas vai muito além do salário.

Há tempos também já se sabe que as pessoas mudam de emprego, muitas vezes para ganhar menos, em troca de um bom clima de trabalho, de melhores oportunidades de desenvolvimento e de evolução de carreira, buscam uma cultura mais alinhada ao seu perfil, trocam salário por mais qualidade de vida.

Na verdade, toda empresa tem um conjunto de aspectos que pode (ou não) promover a atração, engajamento e retenção de profissionais. Esse conjunto de aspectos deveria ser ponto da atenção dos responsáveis pela Gestão de Pessoas na organização. Fazem parte desse conjunto:

Cultura, princípios e valores

Condições de trabalho

Oportunidades de desenvolvimento

Oportunidades de crescimento de carreira

Qualidade de vida

Clima organizacional

Identidade de propósitos

Qualidade do relacionamento com as lideranças

Qualidade das relações internas

Valor dos produtos ou serviços para os clientes

Reputação e imagem da empresa no mercado

Poder da marca

E…. salário e benefícios.

Junte tudo isso e voilà o EVP – Employee Value Proposition: uma proposta de valor capaz de atrair e engajar profissionais alinhados ao perfil da empresa. Capaz de estimular a produtividade e o bom desempenho das pessoas.  Uma proposta que vem ganhando peso na estratégia de Gestão de Pessoas.

 

EVP – Employee Value Proposition: porque uma empresa deve adotar?

Porque a empresa vive de resultados. Porque seus resultados são afetados pelo desempenho dos seus colaboradores. Porque a atração e fidelização de colaboradores alinhados à cultura e aos propósitos da empresa potencializa o alcance dos seus resultados e facilita a gestão de desempenhos das pessoas. Isso porque o fit cultural propicia uma relação mais harmoniosa e saudável entre empresas e colaboradores. Promove um clima organizacional mais propenso à produtividade, tornando mais fácil a gestão dos desempenhos humanos e o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Employee Value Proposition: É muito simples conceituar e compreender. Complexo para criar!

Não adianta a empresa montar um pacote de valores e benefícios para compor seu EVP, se tudo isso não estiver presente no seu cotidiano, nas suas práticas, se não estiver refletido na sua cultura.

E se a empresa quiser desenvolver vantagem competitiva, também não se trata de montar um pacote de itens de benefícios (prêmios, eventos, festas de integração, horário flexível etc.). Esses itens são facilmente copiados por concorrentes. É preciso desenvolver fontes de valor e benefícios que não sejam facilmente reproduzidos.

EVP deve estar refletido na cultura, no clima organizacional, nas relações internas, na prática dos princípios e valores, nos propósitos da empresa. Por isso não se cria um EVP da noite para o dia, sob pena de se resumir a um mero discurso ou um plano pró forma que não se verifica na realidade.

Se a empresa criar um pacote de oferta de valor que não se reflete na realidade, além de não colher bons frutos, poderá ter sua imagem arranhada, pela facilidade de compartilhamento e disseminação de informações típica dos dias atuais.

 

O poder tradicional sobre a comunicação está em xeque.

As redes e mídias sociais vem tomando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Isso ocorre muito em função da crise de credibilidade das instituições, principalmente no Brasil. Os canais tradicionais que detinham o poder sobre a comunicação perderam espaço para pessoas comuns, que compartilham suas percepções e situações vivenciadas em seus ambientes de trabalho.

Se antes os colaboradores compartilhavam suas experiências profissionais com parentes e amigos mais próximos, hoje compartilham virtualmente. Hoje para as empresas serem expostas na web, basta um clique! Culturas, relações internas, clima organizacional são expostos em redes sociais e sites especializados e rapidamente compartilhados entre milhares de pessoas. alcançam muita, mas muita gente ao mesmo tempo.

Cada vez mais empresas se dão conta de que, em meio a uma oferta escassa de pessoas qualificadas, a criação do EVP potencializa a atração das pessoas certas, com perfil alinhado ao perfil e aos propósitos da empresa. Faz o colaborador recusar outras propostas de emprego, permanecer na empresa e ter vontade de dar o seu melhor para a organização.

Nesses tempos de disputa acirrada por talentos, por profissionais de alta performance, contar com um bom EVP aumenta o poder da empresa tanto no campo do engajamento, da retenção dos colaboradores, quanto no campo da atração de bons profissionais no mercado.

 

Você pode encontrar outros artigos como este no nosso Blog. Acesse Blog Cohros 

Temos muito conteúdo de Gestão de Pessoas em vídeos. Acesse aqui: CohrosTV

 

Denise Lustri, Outubro 2018.