Esta publicação é a segunda parte do artigo “Gestão Estratégica de Pessoas – SIGEP: implantação passo a passo”. Na publicação anterior, abordamos a necessidade de reinventar o RH e de promover de pontes que permitam a integração entre a gestão de pessoas e a gestão da empresa. Nas próximas publicações apresentaremos os demais passos para a implantação de um sistema realmente estratégico de Gestão de Pessoas, que denominamos SIGEP – Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas.
O primeiro passo para implantar um sistema de gestão de pessoas realmente estratégico é conhecer a fundo a empresa. Dessa forma será possível alinhar todas as práticas de RH com o que o negócio demanda das pessoas que trabalham nela e assim, promover o alcance dos resultados planejados.
Denominamos esse primeiro passo “Diagnóstico do Contexto”. Nele, buscamos compreender os seguintes tópicos:
As diretrizes estratégicas da empresa:
Seu contexto externo:
Seu contexto interno:
Para a realização desse diagnóstico é comum as empresas utilizarem os conceitos da análise S.W.O.T., das forças de mercado(Michael Porter).
É nesse contexto que as pessoas deverão desempenhar funções e entregar resultados. É para atuar nesse contexto que devemos selecionar, preparar, desenvolver e remunerar pessoas. É com base nesse contexto que o método SIGEP responde as três questões essenciais para a eficácia de qualquer sistema de Gestão de Pessoas.
Para saber mais sobre Gestão Estratégica de Pessoas, leia os próximos capítulos desta série! Basta acessar os links abaixo.