A implantação de um plano de cargos e salários na empresa é muito importante, pois permite estabelecer critérios que servirão de base para as decisões salariais, visando ao equilíbrio interno, promovendo uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores.
É importante também para estabelecer equilíbrio entre a remuneração praticada pela empresa e as práticas de mercado, proporcionando melhores condições de atração e retenção de profissionais.
A definição de políticas e regras claras é a base para uma efetiva gestão de cargos, carreiras e remunerações. A Política constitui a base para tomadas de decisão com racionalidade, profissionalismo e imparcialidade.
Com esses fundamentos, desenvolvemos e implantamos sistemas de remuneração estratégica, alinhados aos resultados da empresa. Nossos trabalhos envolvem a adequação da estrutura de cargos, a otimização dos custos de salários e a definição de políticas que permitem uma gestão mais eficaz, com foco na qualidade e produtividade dos colaboradores.
O processo de desenvolvimento e implantação de plano de cargos e salários é organizado nas seguintes etapas:
Compreensão do contexto e da estrutura vigente para que possamos desenvolver um plano de forma alinhada à realidade e às demandas da empresa;
Levantamento dos processos organizacionais e descrição das funções. Nossas descrições de cargos são baseadas em processos para conectar as atividades das pessoas às reais necessidades da empresa, em termos de qualidade, produtividade e custos:
Desenho dos processos e atribuição das funções e atividades dos processos aos cargos, compondo as descrições de cargos (o que cada um deve fazer);
Elaboração da MAR - Matriz de Atividades e Responsabilidades: organização das atividades e responsabilidades em formato de matriz para evidenciar os degraus de carreira em cada área;
Análise e adequação da estrutura de cargos;
Definição dos desempenhos esperados de cada cargo e elaboração da MID - Matriz de Indicadores de Desempenho - o que cada um deve entregar - em cada degrau da carreira. Trabalhamos com indicadores de desempenho da empresa, desdobrados para desempenhos de áreas e pessoas;
Definição das competências requeridas de cada colaborador no exercício das funções e elaboração da MCG Matriz de Competências Gerais - competências demandadas de cada cargo e MCHT - Matriz de Conhecimentos e Habilidades Técnicas (o que cada um deve saber).
Montagem do Leadership Book (Livro das Lideranças) composto pelo conjunto de matrizes, para orientar os líderes na gestão de suas equipes;
Avaliação e pontuação dos cargos e cálculo da curva de regressão: a avaliação e pontuação de cargos é realizada com base nos graus de complexidade das funções, considerando três dimensões: a complexidade dos desafios demandados do cargo; a complexidade das responsabilidades envolvidas no cargo; o grau de exigência das competências demandadas para o exercício das funções;
Elaboração da Tabela Salarial, enquadramentos e análise de impactos em custo de salários, para embasar planos e adequações;
Definição das políticas de remuneração;
Treinamento dos envolvidos na gestão de remuneração.
A organização dos cargos em matrizes - método criado pela Cohros - forma as bases para:
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