Como transformar o alto custo de folha de pagamento em um investimento com retorno? Descobrimos o caminho através da gestão de desempenho! Vamos esclarecer aqui o raciocínio que nos levou a essa solução.
Você já ouviu dizer, ou constatou por si mesmo, que o custo de folha de pagamento é um dos custos mais altos nas empresas?
Isso é fato! Os custos de contratação no Brasil é um dos mais altos do mundo, podendo chegar a 2,83 vezes o salário de carteira (aumento de 183%), no caso de um vínculo com doze meses de duração”, conforme estudos da FGV. “Isto deriva não apenas de encargos, mas de um conjunto de obrigações acessórias, benefícios negociados, burocracia e até da gestão do trabalho”.
Justamente por esse motivo, esse desembolso precisa valer à pena. O custo de folha de pagamento deveria ser tratado como um investimento e o seu retorno deveria ser monitorado.
Mas como fazer isso? A lógica e a seguinte: o resultado de qualquer empresa é fortemente influenciado pelo desempenho das pessoas que trabalham nela. Eu ousaria dizer que o desempenho da empresa é determinado pelos desempenhos dos colaboradores.
Se a empresa fizer a gestão de desempenho das pessoas e atuar para que esses desempenhos “alimentem” os resultados da empresa, vai conseguir medir o retorno do investimento na contratação.
Simplificadamente falando, a saúde e o crescimento de uma empresa dependem da entrada e saída de dinheiro. De um lado entram receitas, de outro saem custos e despesas.
O desempenho da equipe de marketing/comercial, por exemplo, impacta diretamente as receitas. O desempenho da área de produção impacta diretamente no custo do produto. Custos e/ou despesas são impactados por todas as áreas, seja no mau uso ou desperdício de recursos, erros que implicam em retrabalho e desperdício de tempo etc.
Esses são apenas alguns poucos exemplos. Em meio aos processos organizacionais, há inúmeros indicadores de desempenho carregando entre si uma relação de causa-efeito. Por mais distantes que pareçam estar, acabam impactando receitas ou os custos e despesas.
O objetivo da contratação é que o profissional contratado execute um conjunto de funções, e através dessa execução, gere entregas que irão contribuir para o resultado da empresa. A entrega de cada colaborador é a consequência do seu desempenho.
Se a empresa faz a gestão de desempenho dos seus colaboradores, medindo e monitorando os indicadores, bem como seus impactos nos indicadores organizacionais, poderá adotar ações para corrigir rotas, redirecionar caminhos, rever táticas, orientar e treinar as pessoas, de maneira a promover o desempenho necessário ao alcance dos resultados e objetivos organizacionais.
O resultado de um bom desempenho é o que a empresa compra quando contrata um profissional. É o retorno do investimento que ela faz em salários.
É por isso que a Gestão de Desempenho é o coração da Gestão de Pessoas. Uma boa Gestão de Desempenho potencializa os resultados da empresa. Ela é o grande balizador de tudo o que se faz em Gestão de Pessoas. Por isso merece atenção especial na definição dos métodos, técnicas e processos que irão possibilitar sua efetividade. Para que essa prática cumpra o seu papel na promoção dos resultados organizacionais.
A saúde, o desenvolvimento da empresa é do interesse de todos os que dependem dela. Ganham os empresários, acionistas e os colaboradores. Empresa que alcança bons resultados tem mais dinheiro para distribuir em PLR. Empresa que cresce tem mais espaço para a evolução de carreira dos seus colaboradores. Isso também é bom para o mercado e é bom para o país, porque pode oferecer mais empregos aos cidadãos. Assim, uma boa Gestão de Desempenho vai além muito além de garantir o retorno do investimento em salários. Seus benefícios ultrapassam os limites da empresa.
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Denise Lustri, Outubro 2018.