Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

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Quando pensamos em estrutura organizacional, o organograma é a primeira coisa que geralmente nos vem à mente. No entanto, é importante lembrar o que vem antes, isto é, como se dá a definição do organograma!

O organograma é a representação gráfica da divisão do trabalho na empresa! Cada área é um agrupamento de processos organizacionais (processos de marketing, processos comerciais, processos financeiros, processos de produção, processos de RH ....). Então, a maneira como a empresa estrutura suas áreas, setores e departamentos, pode facilitar ou dificultar a execução dos processos organizacionais.

Cada processo, por sua vez, se subdivide em funções, atividades e tarefas, que são alocadas nos cargos. Dessa forma, os cargos são a menor parte da estrutura organizacional!

Isso significa que a qualidade estruturação dos cargos e das respectivas funções é determinante para o bom desempenho da empresa. Essa estruturação é refletida na descrição de cargos e funções.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre gestão de pessoas e estrutura organizacional?

Assista estes vídeos:

 Gestão Estratégica de Pessoas – Estrutura e Processos Organizacionais