Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

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O processo de avaliação de desempenho tem como foco os resultados gerados, ou as entregas de cada colaborador. É diferente da avaliação de competências, que tem como foco a análise dos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos dos colaboradores.

Desempenhos e competências são duas variáveis diferentes. Por isso devem ser avaliadas separadamente. Porém, devem ser analisadas em conjunto, visto que a deficiência de competência pode impactar o desempenho, ou as entregas de cada colaborador. Dessa forma, a avaliação de desempenho e a avaliação de competências se complementam!

A avaliação de desempenho é o ponto central da gestão de pessoas e também da gestão da empresa. Isso ocorre porque o desempenho das pessoas tem estreita conexão com o desempenho da organização. Em outras palavras, o desempenho humano afeta diretamente o desempenho organizacional.

Gestão de Desempenho

O processo de avaliação é apenas uma das etapas de um processo maior que é a Gestão de Desempenho.

Esse processo começa na comunicação dos desempenhos esperados de cada colaborador. Isso deve ser feito por meio de um acordo entre líderes e liderados. Dessa forma as pessoas se tornam conscientes dos resultados que devem entregar, para contribuir com os resultados da empresa. Aqui, o líder planeja o caminho do alcance das suas próprias metas e resultados, uma vez que a performance do líder é o resultado da performance da equipe liderada.

Acordo feito, a próxima  etapa do processo é o monitoramento cotidiano das atividades e performance do time, por parte da liderança. O monitoramento cotidiano possibilita:

  • A identificação de deficiências que precisam ser tratadas para melhorar ou corrigir a rota do time;
  • A identificação de desempenhos destacados que precisam ser reconhecidos e estimulados.

A identificação de forças e deficiências formam a base para os feedbacks de orientação de melhorias e de elogio e reconhecimento. Geram também uma base de informações para orientar planos de treinamento e ações de desenvolvimento, que podem melhorar a performance das pessoas.

Tudo isso compõe o processo de gestão de desempenho. Aqui pode ser aplicado o método de gestão PDCA (Plan, Do, Check, Act). Um método consolidado de gestão da melhoria contínua, para potencializar o desempenho das pessoas!

A gestão eficaz do desempenho pode transformar o alto custo de salários em investimento com retorno.

O Sistema Cohros possibilita essa gestão!

Para potencializar os efeitos positivos da gestão e desempenho, é preciso acordar com os colaboradores o que é esperado de cada um. Para isso, é necessário antes definir objetivos, indicadores e metas. Essa definição é muito importante para orientar o esforço e a energia das pessoas para os resultados que são realmente relevantes para a empresa!

Se tudo isso fizer sentido para a sua empresa, vamos agendar uma conversa?

Se você quiser se aprofundar mais sobre a gestão de desempenho e sobre como definir indicadores e metas,  recomendamos esses vídeos explicativos.

 

 Diferença entre objetivos, indicadores e metas

Como definir indicadores e metas

 Como definir indicadores e metas com BSC e OKR

 Gestão de desempenho – etapas do processo

 Gestão de desempenho orientando os processos de RH

 PDCA em gestão de pessoas