Tecnologia e Métodos de Gestão de Pessoas

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A avaliação de competências é diferente da avaliação de desempenho.  Ela deve levantar as forças  e deficiências dos colaboradores nas três dimensões da competência: conhecimentos, habilidades, atitudes/comportamentos.

Trata-se de um importante instrumento de gestão de pessoas, que deve evidenciar forças e deficiências de competências que impactam a performance e o comportamento das pessoas na organização!

A definição das competências a serem avaliadas não pode ser uma simples cópia de modelos disponíveis no mercado e na web. Os conhecimentos técnicos e habilidades precisam estar alinhados aos desempenhos que eles afetam. As competências comportamentais, precisam estar alinhadas à cultura, aos princípios e valores de cada organização.

Com esse alinhamento, o processo de avaliação de competências vai gerar base de informações mais consistentes para orientar:

  • Os planos de desenvolvimento individual (PDI);
  • Os programas de treinamento;
  • As ações de desenvolvimento.

Mentoria e treinamento

O processo de implantação do sistema Cohros envolve a mentoria de profissional especializado para a definição de competências e para a promoção dos alinhamentos necessários. Envolve também o treinamento das lideranças para um processo de avaliação mais justo e mais objetivo!

Dessa forma, a plataforma Cohros pode oferecer uma base de dados e informações para potencializar o retorno do investimento que a empresa faz em treinamento e desenvolvimento!  

Quer aprofundar seus conhecimentos? Assista esses  vídeos sobre o tema:

 As 3 dimensões da competência

 Competências – qual a quantidade ideal?