Já é bem massificado no mundo corporativo que competência é um conjunto composto por conhecimentos, habilidades e atitudes / comportamentos. O famoso CHA! Essas três dimensões da Competência se complementam e devem caminhar juntas!
A posição de liderança traz desafios muito peculiares e situações complexas. Uma coisa é o profissional dar conta das próprias atividades e do próprio desempenho. Outra, muito diferente, é conseguir que um grupo de pessoas execute bem suas atividades, se comporte como um time e alcance um resultado coletivo.
Neste vídeo ensinamos como diagnosticar o contexto de negócios, fazer o levantamento das diretrizes: missão, visão, valores - para a construção da Gestão Estratégica de Pessoas, alinhada à estratégia e objetivos organizacionais.
Neste vídeo apresentamos um exemplo de descrição de cargos baseada em processos para uma equipe de recrutamento e seleção, envolvendo os cargos: assistente e analista de recrutamento e seleção. Faz parte da série "Como Implantar Gestão Estratégica de Pessoas-V"
Como implementar um sistema que, de fato, traz resultados para as empresas. Das nossas pesquisas e experimentações, nasceu o método SIGEP – Sistema Integrado de Gestão de Empresas e Pessoas, cuja implantação demanda 5 passos:
Ser líder requer do profissional o exercício de diferentes papéis e diferentes responsabilidades, que demandam preparo! E, via de regra, as empresas não preparam profissionais com antecedência para que eles ocupem essa posição. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses papéis e responsabilidades.
Embora muito se fale sobre RH estratégico dentro das organizações, não é todo mundo que entende de fato o que o termo significa. Ou ainda: existem gestores que entendem, mas não aplicam as suas diretrizes devidamente.
Para que a estratégia de uma empresa tome forma e se concretize, pessoas são necessárias. Pessoas são os colaboradores que uma empresa contrata em troca do serviço que elas prestarão no exercício de suas funções. Elas são parte estratégica do negócio.
O People Analytics é um recurso que possibilita inúmeras combinações e análises de dados para fundamentar tomadas de decisão e planos relacionados à Gestão de Pessoas. Quem pretende fazer bom uso dessa poderosa ferramenta, precisa se preparar!