Na maioria das empresas, as descrições de cargo são tratadas de forma incompleta e desconectada dos resultados e objetivos organizacionais. Por isso acabam se transformando em documentos formais desintegrados do negócio, que rapidamente se tornam obsoletos.
Vejam aqui um modelo de Descrição de Cargos.
Ouça a versão podcast do artigo. Veja o vídeo "Como elaborar Descrição de Cargo".
Para construir uma Gestão Estratégica de Pessoas, que realmente alavanque os resultados da empresa, é absolutamente necessário responder 3 questões essenciais, conforme orienta o modelo de Gestão de Pessoas SIGEP Cohros.
Antes de falar em Gestão Estratégica de Pessoas, é preciso refletir: o que não é medido, não é gerenciado! Portanto, não se fala em “gestão estratégica de pessoas”, se não tiver como fundamento boas medidas de desempenho, não é gestão, muito menos estratégica. É desperdício de tempo e dinheiro!
Já é bem massificado no mundo corporativo que competência é um conjunto composto por conhecimentos, habilidades e atitudes / comportamentos. O famoso CHA! Essas três dimensões da Competência se complementam e devem caminhar juntas!
A posição de liderança traz desafios muito peculiares e situações complexas. Uma coisa é o profissional dar conta das próprias atividades e do próprio desempenho. Outra, muito diferente, é conseguir que um grupo de pessoas execute bem suas atividades, se comporte como um time e alcance um resultado coletivo.
Ser líder requer do profissional o exercício de diferentes papéis e diferentes responsabilidades, que demandam preparo! E, via de regra, as empresas não preparam profissionais com antecedência para que eles ocupem essa posição. Nesta série de artigos, vamos abordar cada um desses papéis e responsabilidades.